Ebooks vs Livros impressos

eBooks ou Livros impressos?

   Quem ganha esta "batalha"?
    De acordo com a sondagem que fiz no Insta Stories, foi um resultado muito equilibrado. O vencedor, que neste caso foi o eBook, poderá muito bem ser vencido pelo Livro impresso.
  Cabe a cada um de nós, escolher a opção que mais se adequa ao fim em propósito. Há diferenças, principalmente quando a leitura é feita para estudo, o Livro impresso ganha. Quando a leitura é feita por lazer, o eBook fica à frente.
  As crianças preferem o livro digital e a culpa é da interatividade dos dispositivos electrónicos. Esta é a principal desvantagem do eBook para as crianças, pois o livro impresso ganha pontos no poder de concentração. 
  Para quem tem pressa e pouca paciência o eBook é o preferido. Em qualquer hora do dia ou noite, sem sair de casa, a biblioteca está disponível. Inclui dicionário, links, gráficos, vídeos, áudio... Lá está a tal interatividade que proporciona ferramentas complementares à leitura. 
  Então e o cheiro do livro? Sem dúvida que na parte sensorial o livro impresso ganha ao rival! O toque e o cheiro parecem ser  requisitos fundamentais para muitos leitores. 
    Se pretende ser discreto na sua leitura, sem mostrar capa ou título, o eBook será o ideal. Mas se quiser um autógrafo ou  quem sabe rabiscar um lembrete, o livro físico é o único capaz para tal. 
    Não podemos esquecer o espaço que ocupa, o peso e o transporte. E mais uma vez ganha o eBook. Só precisa ter cuidado por ser  um objeto apetecível de roubo e porque se cair, pode partir.
   E em relação à durabilidade? De facto o eBook nao precisou matar nenhuma árvore para ser criado e ainda assim será eternizado e atualizado sempre que necessário. Já o livro impresso, não consegue esconder as marcas do tempo e pode mesmo sucumbir. A durabilidade do formato digital vai depender da bateria do dispositivo de leitura, sem esquecer  a vantagem de poder ler no escuro. A sua vista ficará mais cansada, o que segundo os especialistas, tem a ver com os ecrãs. Mas hoje em dia já é possível definir os modos de leitura e ultrapassar essa questão do "cansaço". 
   Por falar em ecrãs, se vocês são "pitosgas" como eu, também vão dar preferência ao eBook. É que aumentar o zoom facilita imenso! 
   Se forem do tipo "controlador", aqueles leitores que contam as páginas  lidas e as que faltam, aconselho o livro impresso. Ainda que o eBook disponibilize essa informação em números, parece que a percepção visual supera no suporte físico. 
   Falta falar do preço. Aqui o vencedor, de acordo com as pesquisas que fiz, é o eBook. Tanto para os livros de lazer como para os  de estudo. E quando comprarem, podem sempre pedir fatura com contribuinte. Assim que efectuam a compra recebem o livro digital na hora. Todas as vossas compras, e as vossas preferências ficam registadas e de futuro serão alertados para novas edições, novos lançamentos, promoções, ou ainda convidados para darem opinião sobre o livro que adquiriram. 
   E eu? O que prefiro? Tal como disse no início, é uma batalha muito renhida. Há cerca de 3 anos que a maioria dos livros que compro são em formato digital. Para o meu filho mais novo, compro livros Impressos. 
   Acredito, que o eBook de futuro venha a conquistar mais leitores do que o livro impresso, pois a parte ecológica, a facilidade de escolha dos livros, as amostras grátis dos mesmos, o preço, a rapidez do processo de compra e todas as funcionalidades inerentes são uma mais valia. 
    Cada vez mais, o livro impresso será um artigo valorizado, principalmente no mercado dos coleccionadores. 
   Agradeço aos meus seguidores do IG, por terem sugerido este tema para o blog! 
    Em breve escolherei outro das vossas sugestões. 





   
   

   

Comentários